• Consultas SPC
  • Webmail
Consultas SPC
04/03/2015

ACIEI MARCA PRESENÇA NA ASSEMBLEIA DA FEDERAMINAS

A entidade também foi representada na 1ª reunião de consultores e Executivos do Programa Empreender.

O Gerente da ACIEI, José Geraldo Nadur, participou,  nos dias 25 e 26 de fevereiro, da 1ª reunião de consultores e Executivos do Programa Empreender, em Belo Horizonte. O objetivo do encontro foi o de traçar as estratégias do Projeto Empreender em 2015: Estrutura do Empreender ; Operacionalização no Estado; Subsídios financeiros para as ACEs; Edital de participação – Orientações gerais para concorrer; Explanação dos resultados do Empreender em suas ACEs.

No dia 26 de fevereiro, também marcou presença na Assembleia Geral da Federaminas. O evento reuniu representantes de Associações Comerciais de todo o Estado de Minas e teve como objetivo apresentar os projetos da Federação para o ano de 2015, bem como novos produtos e serviços.

Na ocasião, foi apresentado o projeto de expansão do programa Empreender, que neste ano alcança o total de 40 associações comerciais, conforme anunciou a sua coordenadora estadual Cleide Bersani. Segundo ela, a Confederação das Associações Comerciais do Brasil - CACB contempla com o programa e subsídios financeiros 10 entidades mineiras neste ano, enquanto a Federaminas acrescenta mais 13 federadas às 17 ACEs já existentes.

A Assembleia

Pauta diversificada de assuntos foi discutida em assembleia geral ordinária e extraordinária que a Federaminas realizou nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, durante a qual as dezenas de associações comerciais presentes aprovaram por unanimidade as contas e o balanço financeiro e o relatório das atividades da entidade em 2014. Na ocasião, as ACEs também conheceram projetos para este ano, que incluem campanha de Natal em nível estadual, desdobramentos do movimento pela simplificação tributária, encontros regionais de presidentes e executivos e outros.

Antes da assembleia, houve o descerramento da foto do ex-presidente Wander Luis Silva na Galeria de Honra dos Presidentes da Federaminas. Ao agradecer a homenagem, o empresário lembrou passagens de sua gestão, principalmente a aquisição da sede própria, e assinalou que a força da entidade se deve à contribuição do trabalho de todos os que a dirigiram e que formam a galeria.

As contas e o balanço financeiro referentes a 2014 foram apresentadas pelo membro do conselho fiscal Valmir Rodrigues da Silva, que descreveu os resultados contábeis e mostrou que mais de 50% da receita da entidade decorreram da comercialização de produtos e serviços. Submetidos à votação, os documentos foram aprovados por unanimidade pelas ACEs, como também aconteceu com o relatório das atividades no exercício anterior, que foi apresentado pelo assessor Fernando Abreu.

Simplificação tributária – Os desdobramentos do projeto da Federaminas visando à simplificação da legislação tributária brasileira foram expostos pelo empresário e contador Valmir Rodrigues da Silva. Ele anunciou que a Comissão de Assuntos Tributários da entidade, da qual é coordenador, lança nos próximos dias uma pesquisa eletrônica, a ser respondida pelas ACEs com base em informações de seu núcleo de associados, objetivando identificar o custo burocrático do pagamento de impostos pelas empresas. da operação de pagar os tributos.

Outra medida é o projeto Dia SIM – Dá para SIMplificar, destinado a colher em abaixo-assinados cerca de 2 milhões de assinaturas para embasar a proposta de simplificação tributária a ser levada à bancada mineira no Congresso Nacional. Este movimento será desenvolvido pela Federação no período de 21 a 30 de abril e recebeu o apoio das ACEs presentes na assembleia. O presidente Emílio Parolini afirmou que o momento de os empresários mineiros serem ouvidos finalmente chegou. “Depende de nos unir e sairmos a campo disseminando a ideia e mobilizando forças”, sustentou ele.

Na área do PACE – Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual, o coordenador estadual Daniel Resende afirmou que 45% das unidades do projeto começaram a funcionar dentro da gestão do presidente Emílio Parolini na Federaminas. Mais 23 postos estão sendo inaugurados em 2015, dos quais sete já estão agendados – no âmbito das ACEs de Bela Vista de Minas, Elói Mendes, Mariana, Santa Bárbara, Salinas, Araguari e Campanha.

Depois de expressivos resultados no ano passado, em 2015 o Associa-Minas disponibiliza às ACEs de 130 municípios do Estado palestras subsidiadas sobre temas relacionados com o associativismo empreendedor. Segundo a coordenadora do setor, Duda Torres, o projeto concorre para fortalecer as ACEs através da capacitação  dos empresários seus associados em áreas como motivação, atendimento a clientes, marketing, tributos, consultoria fiscal, informações de crédito, além de outras.

O modelo do Encontro de Presidentes e Executivos das ACEs se transforma em encontros regionais a partir de 2015, entre os meses de abril e julho, a serem executados em oito cidades-sede – Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia/Uberaba, Juiz de Fora, Capitólio, Três Corações/São Lourenço, Poços de Caldas/Pouso Alegre e Governador Valadares, conforme anunciou o assessor Daniel Nacati. O objetivo é estreitar o vínculo Federaminas/federadas para melhor atendimento de demandas, maior interatividade, foco na capacitação e outros benefícios.

Com relação ao XVIII Congresso das ACEs de Minas Gerais e ao Mérito Empresarial 2015, entre as opções Belo Horizonte, Caeté, Uberlândia, Araxá, Juiz de Fora e Poços de Caldas para sediar os eventos, a maioria das federadas presentes na assembleia manifestou preferência pela cidade do Sul do Estado. Quanto à data de realização, foi aprovado o período de 29 a 31 de outubro.

O projeto da campanha de Natal da Federaminas, também apresentado por Daniel Nacati, obteve boa receptividade das associações comerciais presentes. Com premiação diferenciada, sobressaindo casa e caminhonetes Amarok.

A assembleia geral contou, ainda, com participação do gerente de canais da Alelo, Eduardo Coelho Machado, que falou sobre os cartões refeição e alimentação da empresa, novos componentes do portfólio de produtos da Federaminas.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Federaminas)

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?