• Consultas SPC
  • Webmail
Consultas SPC
28/07/2015

PESQUISA APONTA QUE 91,4 % DA POPULAÇÃO NÃO QUER AUMENTO DE VEREADORES

A consulta popular foi encomendada pela ACIEI, CDL, SIMMMEI, SINDCOMÉRCIO, Lions Clube e Transparência Itajubá.

A UNIFEI Jr apresentou nesta segunda-feira, 27, o resultado da pesquisa de opinião que apontou a opinião dos itajubenses sobre o aumento do número de vereadores de 10 para 17, aprovado em 2013 pela Câmara Municipal e que começa a valer a partir da próxima legislatura. A consulta apontou que 95,1% da população é contra o aumento para 17 vereadores. E 91,4 % é simplesmente contra qualquer aumento no número de vereadores.

A consulta popular foi encomendada pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá – CDL, Sindicato das Indústrias – SIMMMEI, Sindicato do Comércio Varejista de Itajubá – SINDCOMÉRCIO, Lions Clube e Transparência Itajubá, entidades que se uniram para pedir ao Poder Legislativo a revisão da Lei e a realização de uma audiência pública para tratar do assunto.

A pesquisa

Para a realização da pesquisa a UNIFEI Jr teve como base os dados do IBGE para o município de Itajubá e aplicou questionários pré-determinando as amostras, eliminando assim a tendenciosidade e aumentando a confiabilidade da pesquisa. Foram coletados 13 bairros com população próxima ou acima de 3000 habitantes, sendo eles Centro, Novo Horizonte, Varginha, Medicina, Boa Vista, Açude, São Sebastião, São Vicente, Santa Rosa, Rebourgeon, Vila Rubens, Avenida e Morro Chique. Os demais bairros foram definidos como “outros”. As faixas etárias pesquisadas foram divididas em três categorias: de 18 a 30 anos; de 31 a 50 anos; e 51 anos ou mais.

Os questionários foram aplicados de duas formas: pesquisa de campo e pesquisa online, esta última que foi definida como um complemento da primeira, chegando-se assim ao resultado final conforme apresentado nos gráficos abaixo.


Próximos passos

O presidente da ACIEI, Remy de Andrade Filho, destacou que o resultado da pesquisa veio ao encontro do que as entidades já defendiam. “Agora temos a certeza de que a maioria da população também é contra esse aumento e poderemos buscar, com fundamento, uma mudança na Lei”, disse.

As entidades irão encaminhar a pesquisa ao presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Raimundo Santi, e também irão solicitar um espaço na Casa Legislativa para debaterem o assunto.

 

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?