ACIEI APOIA ATLETAS NO FLORIPA CHESS OPEN 2021

A sétima edição do Floripa Chess Open 2021 foi realizada de 16 a 24 de janeiro, no Lira Tênis Clube, no centro de Florianópolis (SC). Itajubá foi representada pelos atletas da Academia Genius, que tiveram apoio de empresas e entidades locais, entre elas a Cabelauto Condutores Elétricos, Lab-Clin, Sicredi e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI.

Dentre os mais de 250 jogadores, Pedro Arango conquistou 4,5 pontos com suas vitórias, ficando entre os 20 melhores de sua categoria (Sub 18). Já Toninho Martins fez 6 pontos, subindo 27 posições em relação ao ranqueamento inicial e garantindo 18 pontos a mais no seu score individual da Federação Internacional de Xadrez.

Pedro Arango e Toninho Martins

Sobre os eventos que aconteceram, simultaneamente, durante o torneio, o atleta Pedro Arango também participou do ‘Floripa Super Blitz’, que é disputado em uma modalidade muito rápida, na qual cada jogador conta apenas com três minutos para realizar todos os seus lances (para efeito de comparação, no evento principal as partidas duram em média quatro horas). Pedro conquistou 6 pontos em 11 possíveis e obteve resultados expressivos com a vitória sobre o Mestre Nacional Yago Labussiere, de Goiânia (GO).

Assim como acontece em outras modalidades, como no tênis, por exemplo, o Open de Xadrez costuma atrair jogadores fortes, de todo lugar, devido ao seu alto nível de competitividade. Nessa edição o evento contou com jogadores de nove países diferentes, entre eles: Estados Unidos, Argentina, Chile, Alemanha e Romênia.

“A participação em eventos assim é fundamental para a evolução do jogador, que consequentemente acaba elevando também o nível do esporte em sua região. O apoio que recebemos das empresas foi fundamental para o sucesso em nossa participação, pois nos permitiu viajar com tranquilidade e com foco total no torneio”, disse o atleta Antônio Martins.