ACIEI PARTICIPA DE REUNIÃO DA PREFEITURA COM ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO COMÉRCIO

O aumento significativo de casos de Covid-19 em Itajubá e a inclusão da macrorregião Sul de Minas na onda vermelha do Programa Minas Consciente (apesar de a microrregião de Itajubá ainda estar classificada na onda verde), acendeu um alerta para que a fiscalização e a adoção de medidas de prevenção à doença fossem reforçadas no município.

Por isso, na manhã do último sábado, 9 de janeiro, o Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, e o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Nilo Baracho, se reuniram com representantes das entidades de classe do comércio itajubense e da Guarda Municipal. O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI, Hector Gustavo Arango, foi representado pelo  gerente da entidade, José Geraldo Nadur, e pelo diretor jurídico, o advogado Bruno Serra. Também esteve presente o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Itajubá – SINDCOMÉRCIO, Sebastião Amarante dos Santos.

“Temos que tomar os cuidados agora para não precisarmos viver novamente um lockdown”, disse Prefeito

A iniciativa da Prefeitura teve como objetivo reforçar a parceria com as instituições no combate à disseminação do vírus na cidade, especialmente com o aumento, nos últimos dias, do número de casos e da taxa de ocupação de leitos hospitalares.

O prefeito Christian reforçou a necessidade do uso de máscara por toda a população dentro e fora dos comércios, assim como o respeito ao distanciamento social, e pediu a união e o apoio das entidades representativas na conscientização de empresários, funcionários e clientes. “Temos que tomar os cuidados agora para não precisarmos viver novamente um lockdown como aconteceu no início da pandemia. Vimos como foi traumático para a nossa cidade. Como município que aderiu ao Minas Consciente, estamos sujeitos à decisão do Comitê Extraordinário Covid-19 que é quem define qual comércio continuará aberto, de acordo com a onda”, disse.

Ao integrar o Programa do Estado, Itajubá optou pela classificação indicada conforme dados da sua microrregião e, por isso, atualmente, encontra-se na onda verde. Segundo o Vice-Prefeito, o Minas Consciente considera, além da taxa de evolução da doença, o percentual ocupado dos leitos disponíveis no município. “Este é o grande motivo de Itajubá ainda estar na onda verde e essa boa classificação só é possível graças à estrutura hospitalar robusta que temos. Pode parecer uma situação confortável, mas não é. Além de estamos observando uma gravidade maior dos casos, se nós não tomarmos os cuidados necessários para frear este aumento, em poucos dias a taxa de ocupação hospitalar pode atingir um nível crítico e, com isso, regredirmos para a onda vermelha, quando só os comércios essenciais funcionam”, alertou.

Veja gráfico da última atualização da situação em Itajubá nas últimas 24 horas:

Prefeito e Vice-Prefeito destacaram ainda as ações de conscientização que a Prefeitura vem realizando desde o início da pandemia, como a distribuição gratuita de máscaras e materiais educativos, e reforçaram o compromisso em intensificar o trabalho de orientação e fiscalização já nesta semana.

(Informações e fotos: SECOM)