ACIEI SUGERE REABERTURA DAS DISCUSSÕES SOBRE O NÚMERO DE VEREADORES EM ITAJUBÁ

Há cerca de dois anos os vereadores de Itajubá aprovaram o Projeto de Lei de Emenda à Lei Orgânica que alterou o número de vereadores de 10 para 17, a partir da próxima legislatura, em 2017. Apesar da aprovação já concretizada, diversos setores da sociedade organizada têm manifestado discordância e solicitam a retomada dessa discussão.

Como representante da classe empresarial de Itajubá, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI decidiu, por meio de sua Diretoria, se posicionar sobre o assunto. Após ouvir argumentos de vereadores favoráveis e contrários à mudança chegou a um consenso sobre o posicionamento da entidade.

O entendimento da ACIEI é contrário ao aumento para 17 vereadores por considerar, como motivo principal, o grande aumento de custos que isso seguramente acarretará, dentro de um momento econômico claramente desfavorável e que pede sacrifícios e economia por parte de todos, inclusive dos poderes públicos em todas as suas esferas.

Sendo assim, a ACIEI, respeitando a autonomia do poder legislativo, sugeriu que o assunto voltasse a ser discutido com a comunidade itajubense, a fim de se chegar a um posicionamento que representasse, de fato, os interesses e pensamentos da população, papel esse considerado pela entidade muito bem realizado pela Câmara ao longo de sua história.

A entidade solicitou ainda ao presidente da Câmara Municipal de Itajubá, vereador Antônio Raimundo Santi, que reabra as discussões sobre esta pauta na Casa Legislativa, inclusive com a realização de novas audiências públicas e debates.