• Consultas SPC
  • Webmail
Consultas SPC
21/09/2021

CONDIÇÕES DE CRÉDITO AO CONSUMIDOR TEM PIORA NO MÊS DE AGOSTO

A ACIEI explica!

Nova pesquisa da ACIEI sobre o comércio na cidade de Itajubá, referente ao mês de agosto, aponta que as condições de crédito pioraram em relação ao restante do ano e mostram indefinição na tendência de recuperação da economia para o segundo semestre.

O percentual de restrição ao crédito nas consultas encaminhadas pelos estabelecimentos comerciais teve um expressivo aumento, passando de 18,26% em julho para 31,42% em agosto deste ano. Este número é muito superior, inclusive a outros dados recentes, como abril = 22,30%; maio = 21,75% e junho = 20,45%.

Desta forma, este resultado indica uma mudança na tendência e uma forte deterioração na disponibilidade de crédito ao consumidor. Outros indicadores da atividade comercial também apresentaram piora em agosto.

Na comparação mensal (em relação ao mês de julho de 2021) o mês de agosto apresentou uma redução de 5,98% no número total de consultas. Já na comparação anual, o número total de consultas ao sistema de proteção ao crédito no mês de agosto de 2021, apresentou uma diminuição de 0,95% (referência agosto de 2020).

O presidente da ACIEI, Hector Arango, comenta: “ao contrário do que os dados de julho pareciam mostrar, não fica claro que exista um processo de recuperação da atividade econômica, pelo menos nos moldes do que foi observado no início do ano", explica.

Arango fala da expectativa de melhora para o mês de setembro. "Esperamos que o mês de setembro traga dados melhores que indiquem de forma mais clara a tendência dos negócios em nossa cidade", diz.

Contudo, mesmo que em setembro os dados se apresentem positivos, as oscilações verificadas nos últimos meses e, principalmente, ao longo de todo o ano de 2021, exigirão muita prudência na definição de projeções para o final do ano.

 


Fonte:

Publicado por: associacao-comercial-de-itajuba