• Consultas SPC
  • Webmail
Consultas SPC
07/06/2021

ELEVAÇÃO DOS CUSTOS PREOCUPA EMPRESÁRIOS

A ACIEI explica!

Recente pesquisa encomendada pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá - ACIEI sobre a situação das empresas no município de Itajubá aponta para dificuldades com os custos. Esta percepção dos empresários é confirmada pelos resultados dos índices inflacionários que medem a variação dos preços ao produtor, como o IGP-M, que acumulou, em abril, 32,02% ao ano.

O presidente da ACIEI, Hector Arango: "Entre as muitas dificuldades que os empresários acrescentaram a sua rotina por conta da pandemia, tal vez a mais complicada seja o aumento dos custos de produção. Na situação atual, o repasse da elevação dos custos ao preço do produto é muito difícil, devido à queda na renda dos consumidores. Ainda, a demanda por produtos e serviços tem sido irregular, de forma que a margem fica por vezes negativa".

Ele ainda complementa: “A diferença entre os índices de preços finais, como o IPCA e os que medem o custo do produtor, como o IGP-M, mostra o quanto os empresários tem absorvido essa conta. Entretanto, esta situação está represando a inflação que, mais cedo o mais tarde, vai aparecer com mais força."

Desta forma, é fundamental que sejam levadas adiante reformas na área fiscal, administrativa e trabalhista, juntamente com um programa de desburocratização que agilize e simplifique a atuação do setor produtivo.


Fonte: ACIEI

Publicado por: associacao-comercial-de-itajuba