• Consultas SPC
  • Webmail
Consultas SPC
27/05/2021

MOVIMENTO DO COMÉRCIO NO PRIMEIRO TRIMESTRE?

A ACIEI explica!

O número total de consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito - SPC no primeiro trimestre de 2021 teve uma redução de 10,26% em relação a igual período de 2020. A queda mais notória correspondeu ao mês de janeiro de 2021, em que a redução sobre o número total de consultas foi de 25,1%, enquanto o número de clientes que procurou o serviço para verificação da sua situação, caiu 53,48%.

Estes números são compreensíveis, visto que os efeitos na demanda da pandemia ainda não eram significativos no primeiro mês de 2020. O percentual de restrições apontadas no primeiro trimestre de 2021 foi de 15,96% sobre o número de consultas. Este número significa uma melhora considerável sobre a capacidade de contratação de crédito direto ao consumidor.

Este resultado mostra uma melhora de quase 10% neste indicador e pode ser explicado pelo comportamento do consumidor no período, que deu preferência à regularização de atrasados em relação à compra de produtos.

Em resumo, os dados de 2021 mostram ainda os efeitos na queda da demanda provocada pela pandemia, que começaram a ser sentidos com maior intensidade a partir do mês de março de 2020. No primeiro trimestre, ainda não se observam sinais de recuperação, sendo que os níveis observados são comparáveis aos de início da série, em 2014, e menores que os observados até 2019.

Estes fatores deverão se traduzir na melhora gradual das vendas do comércio em Itajubá.


Fonte: ACIEI

Publicado por: aciei