EM ITAJUBÁ, SALETE LEMOS E GUILHERME LEÃO DEBATEM SOBRE DADOS DA ECONOMIA BRASILEIRA

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas – FACESM realizaram no dia 24 de outubro o I Fórum Empresarial “As perspectivas da economia brasileira em um cenário de mudanças”. O evento reuniu alunos da instituição de ensino, empresários, representantes de entidades e da comunidade.

O economista Guilherme Leão abriu os trabalhos com uma palestra técnica voltada para a análise econômica atual. Ele é assessor econômico da presidência da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG e tem como função monitorar o desempenho mensal do setor industrial em Minas Gerais e captar expectativas dos empresários em relação ao momento atual e futuro da economia e seus negócios.

A jornalista Salete Lemos foi a principal atração do Fórum. Em uma palestra de quase uma hora e meia de duração conseguiu prender a atenção dos participantes apresentando dados do cenário econômico e como eles influenciam no processo político e também no dia a dia dos cidadãos. Ela também contou histórias e curiosidades de sua vida profissional, falou sobre o papel da imprensa e contou sobre os bastidores da notícia.

Salete, antes de se tornar uma das mais respeitadas jornalistas e comentaristas econômicas da TV brasileira, passou alguns anos na imprensa escrita, tendo seu talento reconhecido ao ganhar por duas vezes o Prêmio Esso. Desempenhou a função de analista econômica em programas da Globo News e Rádio CBN. Atualmente dedica-se ao telejornalismo, e, ainda, atua como articulista em vários jornais e revistas de circulação nacional.

O presidente da Associação Comercial, Remy de Andrade Filho, destacou a parceria com a FACESM e o apoio das entidades – SEBRAE e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI) – para a realização do Fórum. “Quando unimos forças podemos promover eventos de grande qualidade como este, que contribuem significativamente para a nossa cidade”, afirmou.

Já o diretor geral da FACESM, Prof. Hector Gustavo Arango, falou da contribuição para os alunos. “é um momento ímpar, pois podemos promover a integração dos nossos alunos com o meio empresarial e apresentar profissionais de ponta que com certeza irão contribuir para a sua formação”, afirmou, destacando também a importância do apoio do SEBRAE e SIMMMEI.

O evento foi encerrado com a realização de uma Mesa Redonda, com participação dos palestrantes, do presidente da ACIEI, do diretor da FACESM e mediação do presidente do SIMMMEI, André Gesualdi.