ACIEI, SEBRAE E SICREDI LANÇAM PROJETO 'ALI' EM ITAJUBÁ

O Sebrae Minas, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI e Sicredi Auto Uruguai  RS / SC / MG, lançou no dia 10 de setembro, em Itajubá, o projeto ALI – Agentes Locais de Inovação. O evento aconteceu na sede do Sebrae e reuniu empresários dos mais diferentes setores.

O 'ALI' é um Programa que tem como objetivo possibilitar a empresa implantar a gestão da inovação de maneira acelerada e prática por meio de orientação proativa e personalizada. Cada empresa tem um acompanhamento in loco, personalizado e continuado, no período de oito meses, com a presença de um agente, que contribuirá para que a empresa gere resultados através de ferramentas ágeis.

O programa oferece suporte para 40 empresas, nessa primeira etapa. De acordo com o Sebrae, no lançamento, participaram 27, sendo que 16 assinaram termos oficializando a participação. “Ainda estamos no processo de captação das empresas. O programa será em dois ciclos de 20 participantes, com duração de oito meses cada”, explicou a analista técnica do Sebrae em Itajubá, Andresa Cristina da Silva.

Vale destacar que a empresa participante não paga nada pela consultoria, que é custeada totalmente pelas entidades: Sebrae, ACIEI e Sicredi. Os agentes, ainda segundo o Sebrae, ainda estão em capacitação e a previsão é que os trabalhos se iniciem já na segunda quinzena de outubro.

O primeiro passo é o diagnóstico, que é realizado para verificar se a empresa está apta para o programa neste momento, ou seja, a gestão deve ser estruturada. Caso seja apontado que a empresa não está preparada, ela será capacitada para o próximo ciclo. Depois vem a identificação do problema, apontamento de soluções, e aplicação.

O gerente geral da agência Sicredi em Itajubá, Fernando Conte, comentou a participação da instituição no projeto. “Para nós é uma satisfação proporcionar esse apoio a essas empresas, na maioria pequenas e médias, que têm esse cunho de inovação. O cooperativismo tem por essência olhar a parte econômica, mas também a parte social, e apoiar um programa como esse nos permite fazer esse papel. A gente sabe que, certamente, esse projeto vai agregar a essas empresas, melhorando a qualidade de vida das pessoas e colaborando com desenvolvimento da comunidade. Estamos muito felizes com a parceria”, destacou.

O gerente da ACIEI, José Geraldo Nadur, que representou o presidente da Associação Comercial, Hector Gustavo Arango, no evento de lançamento, salientou a parceria do Sebrae e sua forte atuação no município. “O Sebrae sempre foi nosso grande parceiro e responsável por importantes programas de fomento à nossa economia e apoio ao pequeno e médio empresário. O ALI é mais uma ação em benefício das pequenas e médias empresas e a Sicredi veio para somar forças”, disse.

“Sem a parceria da ACIEI e Sicredi não seria possível realizar o Programa ALI. O município de Itajubá conta com parceiros que acreditam nos pequenos negócios e ajuda no desenvolvimento local, alinhados com as estratégias de atuação do Sebrae”, concluiu a analista Andresa.