A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil - CACB é formada por 27 federações que representam os estados brasileiros, e estas agregam mais de 2.000 associações comerciais e empresariais que, por adesão associam, voluntariamente, mais de 2 milhões de empresários em todo o país, pessoas jurídicas e físicas, de todos os setores da economia.
A CACB é uma organização multissetorial, representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micro, pequena, médias e grandes empresas. 
Como 89% dos associados são microempresas, a entidade se volta para esses agentes da economia, responsáveis pela maior parte dos empregos gerados no país.

Para saber mais sobre a CACB www.cacb.org.br.

 

A Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais (FEDERAMINAS) é uma entidade civil sem fins lucrativos, que congrega mais de 403 Associações Comerciais de cidades localizadas nas diversas regiões mineiras, representando aproximadamente 180 mil empresários vinculados a todos os segmentos da economia. Esse universo de municípios corresponde a 82,8% da população do Estado e a 97,4% do PIB mineiro. 
Sob o lema “Integrar para Desenvolver”, a Federaminas tem como missão definir políticas e promover ações estratégicas que objetivem o desenvolvimento do associativismo empresarial, bem como a unidade, harmonia, interação e modernização de suas federadas. Seu objetivo maior é a defesa e a preservação da iniciativa privada como instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico-social do País. Esta filosofia tem como vertentes os princípios éticos da livre concorrência, legitimidade do lucro, remuneração justa pelo trabalho, propriedade privada e justiça social.

Para saber mais sobre a FEDERAMINAS www.federaminas.com.br.

 

O SEBRAE Minas é uma instituição privada, criada para promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas de Minas Gerais. Tem por objetivo capacitar o empreendedor para que ele possa cumprir com eficiência seu papel no processo econômico e social.
Para gerar novos negócios, parcerias e intercâmbios, promove inúmeros eventos, como feiras, encontros e missões empresariais, seminários técnicos e comerciais, viabilizando parcerias, ampliando e viabilizando oportunidades. 
Oferece soluções em capacitação por meio de treinamentos, atendimentos individualizados e programas para a melhoria dos processos gerenciais e desenvolvimento de habilidades de liderança e do comportamento empreendedor. 
Dispõe de consultoria na área gerencial, de finanças, custos, produção, marketing, pesquisa de mercado, franquias, recursos humanos e na área jurídico-tributária.
Além desses serviços, o SEBRAE define e elabora estratégias de desenvolvimento, estabelecendo parcerias com municípios, apoiando setores que precisam se tornar mais competitivos. Através de programas específicos, facilita o acesso às tecnologias e estimula o crescimento das micro e pequenas empresas. 
E na preparação de futuros gerentes e empresários, a entidade mantém escolas de formação gerencial e de ensino médio com habilitação técnica em Administração.

Para saber mais sobre o SEBRAE www.sebraemg.com.br.

 

O Sindicato do Comércio Varejista de Itajubá – SINDCOMÉRCIO funciona na sede da ACIEI desde janeiro de 2010, inaugurado oficialmente em junho do mesmo ano.

Representa o resultado de uma luta de quatro anos, desde que a diretoria da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Itajubá - ACIEI através de seu presidente Benedito Olinto Oliveira Martins, iniciou os primeiros contatos para a implantação do órgão no município.

Para saber mais sobre o Sindicato www.sindicatoitajuba.com.br/

 

www.itajuba.mg.gov.br