PROJETO PEQUENOS OLHARES

Para promover o atendimento à população mais carente do município, cumprindo seu papel social, a ACIEI desenvolve várias ações ao longo do ano. A mais nova delas é uma parceria da entidade com a REDE DE ÓTICAS CAROL, idealizadora do programa PEQUENOS OLHARES.

O trabalho consiste em identificar alunos das escolas municipais que têm algum tipo de problema oftalmológico, que resulta em dificuldades no aprendizado. A partir daí, a proposta é fornecer, sem custo para a família, o óculos para a criança. Para essa ação, a ACIEI une empresas, profissionais da saúde e todas as pessoas que desejam colaborar.

(Foto: A especialista em Educação, Meire Cristina Santos Silva; a vice-diretora, Érica do Carmo Santiago; a diretora da Secretaria de Educação, Liliam Nogueira Machado; a diretora, Rute Duarte Silva; a Secretária Mariângela Alves; o gerente da ACIEI, José Geraldo, e a coordenadora Edna Santos)

O projeto foi apresentado nesta quinta-feira, dia 7, à primeira escola a receber a iniciativa: Escola Municipal Francisco Pereira Coutinho ( CAIC), no bairro Novo Horizonte. O gerente da ACIEI, José Geraldo Nadur, e a coordenadora de Eventos da Associação Comercial, Edna Santos, foram recebidos pela secretária de Educação, Mariângela Alves, e pela equipe pedagógica da escola.

“O projeto da REDE DE ÓTICAS CAROL veio ao encontro do trabalho que a Associação Comercial já realiza nas escolas, seja por meio da Campanha antidrogas (Drogas, não entre nesse jogo!) ou de outras atividades que já fazem parte do calendário da entidade”, destacou José Geraldo.  A secretária Mariângela agradeceu e parabenizou a iniciativa da ACIEI. “Nós já identificamos vários alunos nessa situação e temos a certeza que essa ação vai contribuir muito não só para o aprendizado, mas para a qualidade de vida dessas crianças”.

 

PROJETO PEQUENOS OLHARES

Estima-se que 8 em cada 10 crianças em idade escolar nunca foram ao oftalmologista. Além disso, cerca de 30% dessas crianças têm algum problema de visão passível de correção com o uso de óculos. É por isso que essa causa se tornou a MISSÃO SOCIAL das Óticas Carol.

Para adquirir os óculos, as crianças precisam ter entre 4 e 11 anos de idade, dioptria de -8 a +8, astigmatismo -4, estudarem em escola pública e comprovar a matrícula com um dos seguintes documentos: declaração de matricula do ano; declaração de frequência com carimbo da escola; RG escolar com foto e carimbo do ano atual.