ACIEI ENCERRA AÇÕES DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA /NOVEMBRO AZUL COM ESPECIALISTAS E COMUNIDADE
Informação, depoimentos e muito bom humor: assim foi a noite de palestras .
A descoberta de um câncer não é uma sentença de morte! Informação, depoimentos e muito bom humor: assim foi a noite de palestras da 5º edição da Campanha Outubro Rosa/ Novembro Azul, realizada pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá - ACIEI.
O vice-presidente da ACIEI, prof. Héctor Gustavo Arango, e a esposa Elza Arango; os palestrantes dr. Rodrigo e Dr. Sinézio; e o gerente da ACIEI, José Geraldo Nadur
A campanha Outubro Rosa acontece em todo país e visa chamar a atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Devido ao sucesso do movimento nos últimos anos, foi instituído também o movimento Novembro Azul, que pretende desmistificar os exames de prevenção e alertar os homens quanto ao câncer de próstata.
O médico urologista Rodrigo Siniscalchi, de Itajubá, abordou o tema “Câncer de Próstata: prevenção e cura”. Segundo ele, a cada 40 minutos, um homem morre de câncer de próstata no Brasil. “Não basta fazer apenas o exame de sangue, conhecido como PSA. Ele não substitui o toque retal, muito importante para o diagnóstico da doença”, destacou.
Já o médico mastologista Sinézio Alves Silva Filho, da cidade de Varginha, falou sobre “Incidência do câncer de mama na região, perspectiva histórica e populacional, fatores de risco e prevenção”. De acordo com ele, a tendência mundial do câncer é acometer as mulheres mais jovens, por isso é importante que o diagnóstico da doença nas fases iniciais, que contribui para a sobrevida dos pacientes.
O diretor presidente do Grupo de Escoteiros de Itajubá, Michel Dias Rosa, ressaltou a importância do evento. “Essas ações são muito importantes para nós, principalmente porque somos educadores de crianças e jovens. Então, cabe a nós propagar o combate ao câncer”, disse.
O músico José Humberto Alves participou a convite da esposa. “Achei os temas interessantes. Tenho 56 anos e sempre faço os exames. É importante nos informarmos também para poder orientar os amigos e tirar esse estigma do exame de toque”, argumentou.
Quem também marcou presença foi a empresária Denize Pereira Del Ducca. Ela foi curada de um câncer de mama e afirmou que a doença apresenta uma nova visão de vida ao paciente. “Tive o privilégio de me tratar exatamente com o dr. Sinézio e ele me fez passar por essa situação de uma maneira muito tranquila e com vontade de viver. Existe vida após o câncer. Tudo está nas mãos do nosso Deus que é Todo Poderoso e tudo pode por nós”, contou. A também empresária Lúcia Helena Rita aproveitou para tirar dúvidas sobre o autoexame da mama. “Tenho casos de câncer na família, então é sempre bom estar por dentro de tudo e se prevenir”.
O gerente da Associação Comercial, José Geraldo Nadur, destacou o sucesso alçado com a Campanha ao longo dos anos, em especial esta edição, que reuniu mais de 30 parceiros, entre empresas, entidades e pessoas que, simplesmente, decidiram colaborar. “É uma satisfação para nós saber que temos alcançados as pessoas e que, por meio de informações como essas e ações concretas, podemos contribuir para que mais pessoas possam ser informadas sobre a doença, o que aumenta as chances de cura na grande maioria dos casos”, finalizou.
O evento foi encerrado com um coquetel. Ele aconteceu na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz.
(Texto e Fotos: Jornalista Juliana Campos)