ACIEI PARTICIPA DE MISSÃO DA INOVAi EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Representantes da INOVAi – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo visitaram o Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec), em 24 de abril, para conhecer o trabalho desenvolvido no local. Também conheceram o Nexus, antiga incubadora de negócios do PqTec, os laboratórios e aos centros de desenvolvimento do parque. 

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI, que integra a Associação, foi representada por seu vice-presidente, Professor Héctor Gustavo Arango. Para ele, a Missão foi muito importante e certamente virão bons frutos para Itajubá por meio de convênios e parcerias. “Fomos recebidos no Parque Tecnológico de maneira muito particular e carinhosa. Foi possível perceber o enorme respeito e consideração que os responsáveis pelo empreendimento têm pelas instituições de Itajubá ali representadas”, disse.

(Foto): "Voltamos muito empolgados e otimistas dessa visita" - prof. Hector 

O vice-presidente da ACIEI também destacou a importância da INOVAi para a Associação Comercial. “A participação na INIVAi é de extrema importância por dois motivos: pelo suporte que esta instituição está dando ao desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação no município; e também pelos benefícios que, certamente, as empresas e os associados da Associação Comercial irão colher com o crescimento dessas iniciativas”, concluiu.

 A Missão

A delegação pode trocar experiências e conhecimento com o diretor-geral do PqTec, Marco Antonio Raupp, e os diretores Iram Barbosa e Felipe Cury. “Há vários caminhos para parcerias com o parque de Itajubá, é possível estabelecer uma troca colaborativa, pois sabemos que as relações entre São José e Itajubá são próximas e históricas”, afirmou Raupp. 

Assim como São José dos Campos, Itajubá abriga centros tecnológicos de excelência. Além da Unifei, há o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e o Instituto Senai de Inovação, considerado um dos maiores complexos de inovação da América Latina.

“Estamos visitando locais estratégicos no Brasil e no exterior, como Palo Alto e a Universidade Federal de Santa Catarina. É claro que o PqTec São José estaria em nosso roteiro, para sermos inspirados e motivados, além de fomentar relações, porque um parque científico é sempre um ambiente propício para cooperação”, disse o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Dagoberto Alves de Almeida. 

Participaram da missão técnica Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei; Edson de Oliveira Pamplona, pró-reitor de Cultura e Extensão da Unifei e presidente do Conselho de Administração da Inovai; José Arnaldo Montevechi, chefe de Gabinete da Unifei; José Fernando Grassi Bissacot, secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá; Carlos Vitor Rodrigues Conti, diretor de Inovação da INOVAi; Georges Kallás, presidente CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas); e Hector Gustavo Arango, vice-presidente da ACIEI (Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Itajubá). 

Fonte: Informações da Incit / Agência Contexto.