ACIEI RECEBE ENCONTRO REGIONAL DE ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI sediou no dia 03 de março o Encontro Regional de Associações Comerciais do Sul de Minas (ACEs), uma ação em conjunto com a Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais – FEDERAMINAS. O objetivo é apoiar e fortalecer as entidades. Os encontros serão mensais, na maioria das vezes em Itajubá, mas também com reuniões itinerantes.

Estiveram presentes presidentes e executivos das ACEs de Santa Rita do Sapucaí, Paraisópolis, Maria da Fé, Cambuí, Camanducaia, Brasópolis, Passa Quatro, Poço Fundo, Sapucaí Mirim, além de representantes da cidade de Piranguinho e do Sebrae. Da FEDERAMINAS participaram o superintendente Ricardo Lacerda e a coordenadora do Programa Empreender, Cleide Bersani. O vice-prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves também prestigiou o evento.

O presidente Hector e o vice-prefeito Christian 

Ricardo destacou a importância da regionalização não só para a troca de experiências, mas também para que a Federação conheça de perto a realidade de cada entidade dentro de seu município. “Só no Sul de Minas temos cerca de 86 Associações Comerciais, por isso esse elo é tão importante”, completou o superintendente.

A coordenadora do Programa Empreender falou sobre os núcleos setoriais e como eles podem alavancar o desenvolvimento das ACEs. Ela citou o exemplo da cidade de Pouso Alegre, com o trabalho desenvolvido junto aos produtores de morango e de vários outros municípios que a FEDERAMINAS tem acompanhado.

O vice-prefeito Christian; Cleide Bersani; o gerente da ACIEI, José Geraldo Nadur; e Ricardo Lacerda

Para o presidente da ACIEI, Hector Gustavo Arango, o mais importante é dar continuidade às ações apresentadas nesse encontro e agregar cada vez mais entidades ao grupo. “A união das entidades é fundamental para nos fortalecermos e sermos ainda mais representativos no Estado de Minas Gerais, inclusive na hora de pedir apoio ao poder público para nossas demandas regionais”, disse.

A próxima reunião está marcada para o dia 14 de abril, em Santa Rita do Sapucaí.

 

“Nossa Associação é recente, estamos nos estruturando. Já temos mais de 60 associados e nosso grande desafio é oferecer novos serviços e aumentar ainda mais esse número. Viemos aqui para conhecer a realidade de outras associações, trocar ideias, avaliar as melhores práticas e compartilhar as dificuldades. Assim, todos podemos, juntos, buscar soluções”. Felipe Augusto Rodrigues – presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camanducaia (ACECAM)

 

 

 

“Passa Quatro tem como pontos fortes de sua economia o Turismo e o Comércio. A nossa gestão é nova, com um pouco mais de um ano, e contamos com esse apoio da FEDERAMINAS. Acredito que, com essa união das associações do Sul de Minas, seremos mais fortes e mais representativos”. Evanio Mota – presidente da Associação Comercial e Industrial de Passa Quatro (ACIPAQ)

 

 

 

“Ainda não temos Associação em Piranguinho, mas começamos em 2017 um processo para criá-la. Desde então, estamos tendo o apoio da ACIEI para nos estruturarmos e, em breve, termos nossa entidade. Quero ressaltar o apoio que temos tido do José Geraldo, gerente da Associação Comercial de Itajubá, que abraçou esse projeto, se preocupando com o desenvolvimento regional”. Bruno Vilasboas – vereador da cidade de Piranguinho, que lidera um movimento para criação de uma Associação Comercial na cidade