ACIEI RECEBE EVENTO PARA TRATAR DA CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL DE TRABALHO EMPREGO E RENDA

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) realizou no dia 28 de agosto, em Itajubá, o “Café do Trabalho”, um evento que tem como objetivo reunir representantes de trabalhadores, empresários, sindicatos e poder público (executivo e legislativo) para propor a criação do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, instância tripartite responsável por desenvolver e gerir as políticas públicas de trabalho, emprego além da geração de renda no município.

                 

O encontro foi realizado na sede da Associação Comercial, Indústria e Empresarial de Itajubá – ACIEI. Participaram o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis; o subsecretário de Trabalho e Emprego, Hélio  Rabelo; o superintendente de Política de Trabalho da Sedese, Bruno Magalhães; o presidente da Associação Comercial Remy de Andrade Filho; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista – Sindcomércio, Sebastião Amarante dos Santos; representante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Material Elétrico de Itajubá e região, Carlos Vitor Masselli; o gerente da Caixa Econômica Federal do município, Sergio Gomes e os secretários municipais de Administração, Rodrigo Melo; de Desenvolvimento Social, André Alves; e de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Eduardo Mauadi, este que sinalizou, ao final do encontro, que a prefeitura irá trabalhar junto ao poder legislativo, para que haja a recriação do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda no município.

Para o secretário Eduardo Bernis, desenvolver as políticas públicas de trabalho é uma das prioridades da Sedese hoje. “É preciso compatibilizar as ações das subsecretarias de assistência social e de trabalho, que são complementares, para oferecer às famílias vulneráveis mais oportunidades de gerar renda por meio do trabalho. Para isso, é necessário discutir e ampliar as políticas públicas nessa área em cada município, e isso deve ser feito no Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.”

O secretário reforçou ainda a necessidade de recompor o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Itajubá, para que também possam ser mapeadas as demandas para proporcionar capacitação e qualificação profissional no município.

Nos eventos, a Sedese tem disponibilizado a estrutura do Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão da Secretaria já instalado em diversos municípios de Minas, para que as empresas façam a captação e disponibilizem vagas de empregos para os trabalhadores desses municípios. A ação também já foi realizada em Alfenas, Machado, Elói Mendes, Paraguaçu, Três Pontas, Varginha e Caxambu.