• Consultas SPC
  • Webmail
Consultas SPC
24/03/2022

ALERTA: GOLPISTAS PEDEM CERTIFICADO DIGITAL PARA APROVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO

Tem chamado a atenção o aumento na procura de emissão de certificados para a obtenção de empréstimo em financeiras de forma on line, quando é exigido que o titular entregue o certificado e a senha para a financeira realizar a aprovação do crédito.

Por isso, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI alerta os clientes que a exigência da entrega do certificado e da senha para terceiros é uma prática ilegal, que também significa um grande risco para o titular do certificado, já que o terceiro poderá realizar transações em nome do titular, como empréstimos, abertura de empresas, além de poder envolvê-lo em fraudes ou outros crimes.

O SPC Brasil ressalta que a emissão do certificado para assinatura do contrato entre o titular e a financeira não é ilegal, ou seja, o que configura a ilegalidade é a exigência por eles (golpistas) da entrega do certificado e senha.

Outros relatos informam sobre a oferta de compra de certificados diretamente com as financeiras, a preços muito inferiores aos de mercado. Fomos informados de vários casos em que essa oferta era um golpe e que, após pagar pelo certificado, o cliente não conseguia mais contato com a suposta empresa.

DICAS PARA EVITAR cair em um GOLPE:

- Sempre verificar se o endereço e telefone da unidade com a qual está sendo feita a tratativa, constam no site oficial da financeira;

- Desconfiar de empresas oferecendo empréstimos altos com juros muito baixos;

- Se a empresa informar obrigatoriedade de entregar o certificado digital com senha para disponibilização do empréstimo, certamente é golpe;

- Sempre desconfiar de ofertas de certificado que estejam muito abaixo do preço de mercado;

- Somente comprar certificados em Autoridades Certificadoras ou Autoridades de Registro conhecidas, diretamente em seus sites oficiais ou diretamente em seus correspondentes.

- Lembrar que não é possível realizar a emissão do certificado sem a validação presencial ou por videoconferência;

-Ter certeza que está realmente falando com um representante da financeira antes de passar qualquer documento ou dado pessoal por e-mail ou Whatsapp.

Enfim, vale destacar também que, em alguns casos, quando o cliente informa a desistência do processo de contratação do crédito, a empresa tenta coagi-lo, informando que se ele desistir, terá que pagar um percentual do valor solicitado no empréstimo. Essa ameaça não tem nenhum respaldo jurídico, já que nenhum contrato foi assinado. A orientação para esses casos é que o cliente faça um boletim de ocorrência e denuncie o golpista.

Para qualquer dúvida estamos à disposição! CERTIFICADO DIGITAL É NA ACIEI!

Informações pelo telefone/WhatsApp: (35) 3622 1020

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?