17 Nov 2022 - 00:00hHRS

COMÉRCIO ESTIMULA SALDO POSITIVO DE EMPREGOS EM NOVEMBRO


Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged) apontam que no mês de novembro Minas Gerais teve um saldo positivo de 9.985 postos de trabalho. Foi o terceiro maior do país, ficando atrás de São Paulo (30.079) e Rio de Janeiro (18.893). Os bons resultados foram impulsionados pelo crescimento do comércio, das micro e pequenas empresas (MPE).

No mês, os pequenos negócios de Minas Gerais registraram 113 mil admissões e 103,3 mil desligamentos. De acordo com o Sebrae MG, o saldo positivo representa 100% das vagas de emprego que surgiram no período, já que as médias e grandes empresas (MGE) tiveram um saldo negativo de -3.122 vagas. O setor de comércio foi o responsável pelo surgimento de mais de 6,7 mil vagas em Minas, o que representa um avanço de 109% na comparação com outubro.

As atividades de comércio varejista de artigos de vestuários e acessórios foram as com melhores resultados (1.562 vagas), restaurantes e similares (697) e comércio varejista de mercadorias em geral (689) foram as que mais empregaram nas micro e pequenas empresas em novembro.

"O comércio e os serviços são setores que puxam o saldo positivo de empregos em todo o ano. Mas esse crescimento é percebido mais facilmente nos últimos meses, já que as comemorações de Natal e Ano Novo demandam mais mão de obra", ressalta o analista do Sebrae Minas, André Costa.

O saldo positivo no comércio compensou os resultados desfavoráveis obtidos na construção civil, na agropecuária e na indústria extrativa mineral, que registraram, juntas, uma perda de mais de 2,3 mil postos de trabalho. A queda mais expressiva no comparativo com outubro ocorreu na atividade agropecuária: -2.092,3%.

Itajubá também teve bons resultados 

Itajubá teve saldo positivo de 78 vagas no mês de novembro. Foram 643 admissões e 565 demissões. O comércio foi o responsável pelo resultado com saldo de+40 oportunidades, seguida por serviços com +28. Os ramos de indústria e construção civil, tiveram saldos iguais de +9. Já o agronegócio teve saldo resultado negativo e ficou com -8

Foi o segundo mês de salto positivo, no mês de outubro o saldo foi de +56 vagas, 705 admissões e 649 demissões. A recuperação acontece após saldo negativo no mês de setembro de 16 vagas, com 764 admissões para 780 desligamentos.

 

 

 

tags: Comércio, -caged, -Saldo-Positivo-

Voltar