• Consultas SPC
  • Webmail
Consultas SPC
17/11/2022

COMÉRCIO ESTIMULA SALDO POSITIVO DE EMPREGOS EM NOVEMBRO

Micro e pequenas empresas registraram saldo de quase 10 mil novos postos de trabalho no mês, segundo dados do Caged. Itajubá também teve saldo positivo alavancado pelo comércio

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged) apontam que no mês de novembro Minas Gerais teve um saldo positivo de 9.985 postos de trabalho. Foi o terceiro maior do país, ficando atrás de São Paulo (30.079) e Rio de Janeiro (18.893). Os bons resultados foram impulsionados pelo crescimento do comércio, das micro e pequenas empresas (MPE).

No mês, os pequenos negócios de Minas Gerais registraram 113 mil admissões e 103,3 mil desligamentos. De acordo com o Sebrae MG, o saldo positivo representa 100% das vagas de emprego que surgiram no período, já que as médias e grandes empresas (MGE) tiveram um saldo negativo de -3.122 vagas. O setor de comércio foi o responsável pelo surgimento de mais de 6,7 mil vagas em Minas, o que representa um avanço de 109% na comparação com outubro.

As atividades de comércio varejista de artigos de vestuários e acessórios foram as com melhores resultados (1.562 vagas), restaurantes e similares (697) e comércio varejista de mercadorias em geral (689) foram as que mais empregaram nas micro e pequenas empresas em novembro.

"O comércio e os serviços são setores que puxam o saldo positivo de empregos em todo o ano. Mas esse crescimento é percebido mais facilmente nos últimos meses, já que as comemorações de Natal e Ano Novo demandam mais mão de obra", ressalta o analista do Sebrae Minas, André Costa.

O saldo positivo no comércio compensou os resultados desfavoráveis obtidos na construção civil, na agropecuária e na indústria extrativa mineral, que registraram, juntas, uma perda de mais de 2,3 mil postos de trabalho. A queda mais expressiva no comparativo com outubro ocorreu na atividade agropecuária: -2.092,3%.

Itajubá também teve bons resultados 

Itajubá teve saldo positivo de 78 vagas no mês de novembro. Foram 643 admissões e 565 demissões. O comércio foi o responsável pelo resultado com saldo de+40 oportunidades, seguida por serviços com +28. Os ramos de indústria e construção civil, tiveram saldos iguais de +9. Já o agronegócio teve saldo resultado negativo e ficou com -8

Foi o segundo mês de salto positivo, no mês de outubro o saldo foi de +56 vagas, 705 admissões e 649 demissões. A recuperação acontece após saldo negativo no mês de setembro de 16 vagas, com 764 admissões para 780 desligamentos.

 

 

 

Palavras-chave: Comércio, -caged, -Saldo-Positivo-

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?