EMPRESAS SÃO PREMIADAS PELO DIA DA INDÚSTRIA

O Dia da Indústria é comemorado no dia 25 de maio, estabelecido pelo Decreto 43.769 de 21/05/1958, assinado pelo presidente da república Juscelino Kubitschek. Neste bicentenário de Itajubá, instituições como a Prefeitura Municipal; Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI; SEBRAE;  e Sindicato das Indústrias de Itajubá - SIMMMEI decidiram se unir para comemorar e agraciar a indústria com esse evento. Atualmente, Itajubá conta com 133 indústrias registradas e ativas, nas diversas áreas de atuação.

A comemoração reuniu empresários, funcionários das indústrias e seus familiares no Teatro Municipal Christiane Riêra, no dia 28 de maio. Foram agraciadas as três indústrias mais antigas de Itajubá e seus funcionários ‘destaque’,  indicados pelas próprias empresas homenageadas. Também receberam a premiação as três indústrias que mais geram empregos na cidade de Itajubá e também seus funcionários ‘destaque’.

No final desta noite, todos assistiram à peça teatral ‘Concessa - Tecendo Prosa’, com o tema: A importância da Indústria no desenvolvimento do município. O espetáculo é da atriz Cida Mendes, que dá vida à personagem Concessa.

PREMIAÇÃO

Categoria: Indústria mais antiga de Itajubá

1ª Lugar: IMBEL

(Foto): O vice-prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves e Silva, faz a entrega ao representante da Imbel, Coronel Délcio Monteiro Sapper

História:  “FI IMBEL, A PRIMEIRA INDÚSTRIA BÉLICA DA AMÉRICA DO SUL”

A Fábrica de Itajubá (FI) foi criada pelo Decreto nº 23.654, de 20 de dezembro de 1933, no governo do Presidente Getúlio Vargas, com a denominação de Fábrica de Canos e Sabres para Armamento Portátil. Não foram poucos os motivos que levaram a fábrica ser instalada em Itajubá: importância estratégica da localidade, a influência política do Drº Wenceslau Braz Pereira Gomes (ex-presidente da república), a possibilidade de parcerias com o já renomado Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (hoje UNIFEI), o fornecimento de energia elétrica pela REPI (Rede Elétrica Piquete-Itajubá) e a presença da Rede Mineira de Viação.

Em 1º de junho de 1977, a Fábrica de Itajubá foi incorporada pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), passando a constituir-se na Filial 5, ou simplesmente FI IMBEL, empresa Pública de Direito Privado, fator esse que permite que ela tenha autonomia administrativa, com a produção não voltada somente para atendimento ao Exército, mas para as outras forças: Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal, Policia Militar, Guarda Municipal, Agentes Penitenciários e Atiradores Civis. O seu quadro de funcionários é composto por civis e militares, sua produção depende dos recursos da União, que são preestabelecidos para empresa. O foco da IMBEL é a qualidade do produto que oferece e o benefício ao seu cliente.

Funcionário Homenageado: Jayr da Silva Paula.

(Foto): O vice-prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves e Silva, o homenageado, Jayr da Silva Paula, e o Coronel Délcio Monteiro Sapper

Contando com mais de 55 anos de serviços dedicados a IMBEL, o Jayr ingressou na Fábrica de Itajubá em 1963, como estagiário (diarista pago pela seção comercial). Desde o início de sua jornada na Fábrica Itajubá, suas qualidades profissionais e humanas se fizeram notar, fato que até os dias de hoje conquista o respeito de seus superiores e subordinados.

*********************************

2ª Lugar: Indústria de Alimentos Progresso

(Foto):  José Honorato Júnior recebe a premiação pelas mãos do Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Fernando Bissacout

História: JOSÉ HONORADO DA SILVA iniciou sua profissão como padeiro ainda na adolescência.  Em 1952, casou com Yolanda Pereira da Silva, e foram morar em Sapucaí Mirim MG, trabalhando como padeiro na padaria de um tio. Depois de dois anos montou sua própria padaria na mesma cidade. Já em 1958  voltou para Itajubá com dois filhos e montou com José Raimundo da Luz a PADARIA PROGRESSO. José Raimundo faleceu precocemente.   Em 02 de Janeiro de 1959, José Honorato compra um terreno na Av. São Vicente de Paulo e constrói a INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA PROGRESSO LTDA.

Hoje a INDÚSRTIA ALIMENTÍCIA PROGRESSO está em pleno funcionamento atendendo Itajubá e região do sul de Minas, com seus produtos em várias redes de supermercados, mercadinhos, bares e lanchonetes , além do seu ponto de varejo e atacado.  Atualmente é administrada por José Honorato da Silva Junior, com 30 funcionários, preocupando - se sempre em proporcionar o melhor ao cliente com um produto de TRADIÇÃO E QUALIDADE.

Funcionário Homenageado: Maria Aparecida Valentin.

(Foto):  Fernando Bissacout., a homenageada Maria Aparecida, e José Honorato Júnior 

Conhecida como 'Cida da Progresso'. Nascida em Itajubá, entrou na Indústria Alimentícia Progresso com apenas 16 anos em 23/12/1978,  como  empacotadora no setor de Embalagens. Continua até nos dias atuais,  somando  41 anos na administração como Gerente ao lado de José Honorato Junior.

 

*********************************

3 ª Lugar: Fânia

(Foto): O presidente da ACIEI, Hector Gustavo Arango, faz a entrega para o presidente do Grupo Fania, Edgar Kocher 

História: Em 02/09/1960 nasceu a empresa Fânia, neste ano completa 59 anos, o espírito empreendedor do Sr. Edgar Oscar Kocher, fundador da empresa, ainda se faz presente como se fosse ontem, pelo seu filho Edgar Kocher - presidente,  que direciona a empresa para o futuro  . Desde sua fundação a empresa sempre teve seu foco na busca da excelência da qualidade dos seus produtos e investimento no desenvolvimento das competências humanas de seus colaboradores. 

Em  1973 as operações foram iniciadas em Itajubá, e nas décadas seguintes toda produção foi transferida de São Paulo para a Itajubá. Em sua trajetória ao longo de mais de 50 anos, buscando novas tendências de mercado, acompanhando a evolução do seu segmento, quebrando paradigmas, buscando novos conhecimentos, antecipar o futuro; sobressair-se no mercado e sobre seus concorrentes, são qualidades na cultura da organização vencendo muitos desafios.

Desenvolve projetos de Responsabilidade Social e ambiental, comprometida com as  questões ambientais, o Grupo  Fânia tem empenhado esforços e investimentos na melhoria contínua e significativa de suas atividades. Menor Aprendiz e Inclusão Social são projetos importantes e reais desenvolvidos pela empresa, sendo esse último a Fânia  larga na frente, desde 2008, tendo em seu quadro de colaboradores Pessoas com Deficiência ( PcD ), onde a capacitação dos líderes, encarregados, gestores e outros que têm  o envolvimento direto com o profissional, através de cursos de Libras, palestras e orientações. 

  

Funcionário Homenageado: Humberto Jorge de Souza.

(Foto): O presidente da ACIEI, Hector Gustavo Arango, o homenageado, Humberto Jorge de Souza, e presidente do Grupo Fania, Edgar Kocher 

Humberto Jorge de Souza, trabalha no Grupo FANIA Automotiva / Novas Energias há 23 anos, tendo sua trajetória iniciada em 1996 como auxiliar de fábrica, onde em 1997 se tornou Ajustador Mecânico e devido a seu excelente resultado, desempenho e comprometimento com a empresa, foi promovido para o Departamento de Engenharia, como técnico de Processos, função desempenhada até os dias atuais.

 

*********************************

Categoria: Indústria maior geradora de empregos de Itajubá

1ª Lugar: Metal Leve S/A

(Foto): O plant manager da Mahle, Alexandre Carmanhani, recebe a homanagem pelas mãos do Vice-prefeito Christian Gonçalves e Silva

História: A MAHLE é uma empresa alemã de autopeças fundada em 1920. Está presente em 170 locais no mundo e, aqui na América do Sul, Argentina e Brasil. São 79.600 colaboradores no Grupo MAHLE. No Brasil se instalou na década de 50 e, além de estar presente em cidades no interior de São Paulo e sediada em Itajubá desde 1980, em uma área de 350.000 m2. Hoje somos mais de 2400 colaboradores diretos e aproximadamente 300 indiretos.

A área de produção se estende por 85.000 m2, onde são produzidos anéis de pistão, bronzinas, buchas e arruelas de encosto, com produção anual de 200 milhões de peças por ano. Nossos produtos são fabricados e vendidos no Brasil e na Argentina, e também exportados para cerca de 60 países. Temos uma lista diversificada de importantes clientes, como a General Motors, Volkswagen, Ford, Fiat, Mercedes-Benz, Scania, Volvo, PSA Peugeot-Citroën, Renault, Caterpillar, Iveco, Honda, entre outros.

São produtos com tecnologia de última geração e da mais alta qualidade, fazendo parte de um grupo que está sempre investindo em pesquisa e desenvolvimento de novas peças e processos de produção.

Outra importante certificação foi a GM SQE AWARD: 2018 (Supplier Quality Excellence Award da GM) que é dada aos fornecedores de alta qualidade que mostram regularidade e possuem a cultura de qualidade implantada na empresa.

Além desses e outros prêmios, o nível de qualidade MAHLE Itajubá permitiu que a planta também conquistasse a ISO 14001:2015: 2017 / IATF 16949:2016: 2017, que são certificações objetivadas pelo sistema de qualidade comum para o desenvolvimento, produção e entrega de produtos ligados à indústria automotiva mundial.

Essas certificações evidenciam, além da motivação de todos os colaboradores que aqui estão, o foco no suprimento e na satisfação do consumidor final. Em épocas desafiadoras, a qualidade é a chave da competitividade, pois fomenta o desenvolvimento de produtos cada vez melhores. Nós nos importamos com o que importa para as pessoas.

Funcionário Homenageado: Márcio Fraga Torres.

(Foto): O plant manager da Mahle, Alexandre Carmanhani, o homenageado, Márcio Fraga Torres, e o vice-prefeito Christian Gonçalves e Silva

É colaborador MAHLE Metal Leve S.A – Itajubá há 35 anos,  foi contratado como Apontador de Produção e hoje atua como  Metrologista no Departamento de Qualidade. Márcio é motivo de orgulho para a MAHLE por seu comprometimento e  dedicação à empresa!

 

**********************************************

2ª Lugar: GE - General Electric

(Foto): O diretor da GE, Renato Rabello Sarlas, recebe a premiação pelas mãos do presidente do SIMMMEI, Henrique Sérgio de Paula

História: A General Electric existe para trazer progresso e possibilidades reais a todos os cantos do planeta. No mundo, o grupo GE emprega aproximadamente 283.000 funcionários em mais de 180 países. São mais de 125 anos de inovação. Como parte integrante desse grupo, a unidade Grid Solutions de Itajubá, está no mercado há 42 anos e possui uma longa trajetória. Hoje emprega aproximadamente 650 funcionários e destaca-se na região. 

Estamos comprometidos em transformar nossas comunidades usufruindo do poder da GE. A nossa missão é desencadear o poder da energia ilimitada, permitindo que as tecnologias hídrica, eólica e solar operem as maiores economias. A GE traz para o mercado soluções inovadoras que fornecem energia essencial, saúde e infraestrutura. Trabalhamos com a mais alta integridade, cultura de conformidade e respeito pelos direitos humanos, sem deixar de lado nossa responsabilidade ambiental.

Funcionário Homenageado: João Roberto Rezende Bustamante.

(Foto): O presidente do SIMMMEI, Henrique Sérgio de Paula, o homenageado, João Bustamante, e  diretor da GE, Renato Rabello Sarlas

João Roberto Rezende Bustamante, pedralvense de certidão e itajubense de coração, é mais conhecido como João Bustamante. C Engenheiro Eletricista, formado em dezembro de 1983, pela EFEI, hoje UNIFEI. Começou na empresa como estagiário em janeiro de 1983 e no ano seguinte, já formado, atuou como prestador de serviços, na preparação das instalações da nova unidade da empresa.  Em 2 de janeiro de 1985, foi admitido como Engenheiro Supervisor de Manutenção. Uma curiosidade: durante sua vida profissional passou por seis grupos empresariais, sem ter trocado de empresa e de endereço. São elas: Balteau, Gec Alsthom, Alstom T&D, Areva T&D, Alstom Grid e finalmente GE Grid Solutions, das quais tem muito orgulho de ter participado, pois o elemento primordial para se tornar um bom profissional é o prazer em fazer o que gosta.  

 

**************************************

3ª Lugar: Helibras

O presidente da Helibras, Jean-Luc Alfonsi, recebe a premiação pelas mãos da Analista do Sebrae Minas em Itajubá, Andresa Cristina da Silva

História: A Helibras é a única fabricante de helicópteros a turbina da América Latina, subsidiária da Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Em seus mais de 40 anos de atividades no Brasil, já entregou cerca de 800 helicópteros. É líder do mercado brasileiro com participação de 50% na frota de helicópteros a turbina e mantém instalações em Atibaia (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Itajubá (MG), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP).

Emprega atualmente cerca de 500 profissionais, produz o modelo H125, conhecido como Esquilo, e também as aeronaves para o mercado militar, o H225M, do programa H-XBR, que prevê a produção, industrialização, desenvolvimento e fornecimento helicópteros para as três Forças Armadas do país. Na fábrica, também são executados trabalhos de modernização das aeronaves e a customização de diversos modelos que atendem os segmentos civil e militar.

Importante ressaltar que o desenvolvimento de programas militares, bem como a nova linha de fabricação, inaugurada em 2012, possibilitou a transferência de tecnologia, capacitação de mão de obra e geração de empregos. A Helibras, também, se preocupa com a comunidade e por isso atua com projetos de educação, cultura e responsabilidade social, como o Instituto Helibras e o Flying Challenge. A iniciativa, desenvolvida em conjunto com a Airbus Foundation e implementada em 2018 na Escola Municipal Isaura Pereira dos Santos, foi um sucesso e teve por objetivo desenvolver a confiança de estudantes e inspirá-los a explorar carreiras na indústria aeroespacial.

Funcionário Homenageado: Benedito Raimundo Silva.

(Foto): O presidente da Helibras, Jean-Luc Alfonsi, o homenageado, Benedito Raimundo Silva, e a Analista do Sebrae Minas em Itajubá, Andresa Cristina da Silva

Engenheiro mecânico, Benedito Raimundo Silva é especialista em Conjuntos Dinâmicos.

* Fotos cedidas: Gabriela Siniscalchi