• Consultas SPC
  • Webmail
Consultas SPC
08/09/2014

ENTIDADES E POLÍCIA MILITAR REALIZAM REUNIÃO PARA CRIAR REDE DE COMERCIANTES PROTEGIDOS

A próxima reunião está agendada para o dia 09 de setembro, terça-feira, às 19h30, na sede da CDL Itajubá.

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI e a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, em parceria com a Polícia Militar, realizaram uma reunião de mobilização dos empresários da Rua Major Belo Lisboa, no dia 04 de setembro, para a criação da Rede de Comerciantes Protegidos no Bairro Centro.

O presidente da CDL, prof. Guilherme Garnet, o presidente da ACIEI, Remy Filho, e o comandante da 262ª Cia de Polícia, Ten. Maurícélio abriram a reunião

Essa reunião é resultado da iniciativa dos lojistas da Rua Major Belo Lisboa, com o apoio da ACIEI e CDL, contando com a participação e coordenação da Polícia Militar, para melhorar a segurança nos estabelecimentos comerciais daquela rua. O projeto contempla, inicialmente, os estabelecimentos localizados na Rua Major Belo, mas, segundo o Tenente Mauricélio: “nada impede que empresários de outras ruas e avenidas do Centro da cidade se integrem e ampliem o alcance da Rede de Comerciantes Protegidos”.

A Rede de Comerciantes Protegidos se baseia na ideia do comerciante protegendo comerciante. “A Rede constitui num conjunto de lojas próximas, vizinhas, que se ajudam quanto à segurança dos estabelecimentos, ou seja, um sendo vigia do outro” explicou o coordenado da reunião, 1º Tenente Mauricélio Luiz da Silva, Comandante da 262ª Companhia da Polícia Militar.

Tem como objetivo melhorar as relações entre comerciantes, despertar a consciência solidária e incentivar a vigilância informal para coibir a ação de possíveis criminosos. “É importante as pessoas entenderem o significado da segurança de si próprio, fazendo com que essa segurança se expanda de tal maneira que minimiza o impacto criminal”, afirmou o Tenente.

De acordo com a proposta apresentada pela Polícia Militar, os estabelecimentos participantes terão uma placa de identificação e os lojistas receberão orientações para atuarem de forma mútua, alertando todos os integrantes sobre a presença de pessoas e veículos suspeitos, por meio de sinais e outras estratégias, para impedir que infratores se utilizem do fator surpresa e, assim, dificultar a atuação dos mesmos.

Essa foi a primeira de uma série de reuniões que devem acontecer futuramente.

O envolvimento das entidades, ACIEI e CDL, foi de grande importância para promover o envolvimento da Polícia Militar, atendendo seus associados quanto a realização de ações a favor de melhorias na segurança pública do município.

“Conversamos com a Polícia Militar para criar a Rede de Comerciantes Protegidos, que terá início pela Major Belo, por iniciativa dos lojistas daquela rua, que nos procuraram para auxiliar na busca de soluções para os problemas de segurança. Aquela rua concentra várias joalheiras, o que atrai a atuação de infratores”, comentou o presidente da CDL Itajubá, Guilherme Garnett.

“As entidades estão sempre dispostas a fazer o melhor possível para o comércio, indústrias e a quem elas representam. O difícil é convencer as pessoas que elas têm que zelar por elas, sem depender exclusivamente do poder público. Estamos tentando fazer com que a sociedade organizada auxilie a Polícia a fazer o papel dela”, esclareceu o presidente da ACIEI, Remy de Andrade Filho.

Os presidentes lembraram ainda que: “há dois anos, houve tentativa de formação dessa Rede, mas o projeto não prosseguiu por motivos diversos. Desta vez, o intuito é que a criação e manutenção da Rede obtenham sucesso”. 

A próxima reunião entre comerciantes e a Polícia Militar está agendada para o dia 09 de setembro, terça-feira, às 19h30, na sede da CDL Itajubá. 

 

Reportagem:  Herika Nogueira - Objetiva Comunicação Estratégica 

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?