A Helibras, que possui sede em Itajubá (MG) e é uma das empresas associadas à Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá - ACIEI foi contemplada em carta de intenções entre Brasil e França para a produção do helicóptero modelo H145. O acordo ocorreu na quarta-feira, 2 de julho de 2025.
Controlada pela Airbus, a Helibras deve produzir até 200 unidades da aeronave dentro dos próximos 15 anos, segundo expectativas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Ainda, de acordo com o comunicado da pasta, a proposta de transformar a planta fabril da Helibras em centro de produção e exportação do H145 vai ao encontro das diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial lançada em 2024.
Destinado ao mercado nacional e internacional, o modelo de helicóptero H145, que pode ser utilizado em operações civis e militares, tem valor estimado em US$ 15 milhões (cerca de R$ 81,3 milhões na cotação atual).
Outros dois modelos produzidos em solo itajubense, os helicópteros H225 (militar) e o H125 (Esquilo, utilizado para fins civis e militares) fazem parte das mais de 850 aeronaves entregues no país.
Fonte: EBC/ASCOM/ACIEI
Luciana Mohallem
MTb JP 74.946/SP
Foto: Helibras