II DIA DE CONHECIMENTO COM CLÓVIS DE BARROS FILHO É SUCESSO DE PÚBLICO EM ITAJUBÁ

A ACIEI promoveu no dia 6 de abril o II Dia de Conhecimento, que apresentou a palestra “A vida que vale a pena ser vivida”, do professor Clóvis de Barros Filho. Advogado, jornalista, filósofo, escritor e professor universitário, Barros Filho é hoje um dos palestrantes mais requisitados do país. Empresários, empreendedores, estudantes e convidados prestigiaram o evento, que lotou o Teatro Municipal Christiane Riêra.

Estiveram presentes ainda o prefeito de Itajubá, Rodrigo Riêra, e o diretor da Regional Sul do Sebrae, Juliano Cornélio, que, junto com o presidente da ACIEI, Carlos Eduardo Domingues Alves, receberam o palestrante e participaram da entrevista coletiva concedida a veículos de comunicação locais.

(Foto: Juliano Cornélio; Clovis de Barros Filho; Carlos Eduardo Domingues; a consultora técnica do Sebrae, Elaine de Fátima Rezende; e o gerente da ACIEI, José Geraldo Nadur)

O Dia de Conhecimento

O Dia de Conhecimento é um evento que visa promover o desenvolvimento de gestores e empresas, assim como contribuir para a formação pessoal e profissional daqueles que dele participam. O presidente da ACIEI salientou o sucesso da primeira edição do evento, com participação do professor Mário Sérgio Cortela, e agradeceu os espectadores pela presença maciça na segunda edição dessa proposta. “É para nós a certeza de estarmos cumprindo nosso papel, no sentido de promovermos o desenvolvimento da Classe Empresarial, a qual representamos há 92 anos, e também da comunidade a qual estamos inseridos”, disse Carlos Eduardo.

(Foto: Assim como o diretor do Sebrae, o prefeito Rodrigo Riera falou sobre a importância das parcerias)

O diretor do Sebrae destacou a parceria entre entidades, poder público e empresas em Itajubá e que isso só contribuí para o desenvolvimento local e regional. “Itajubá é um exemplo para outras cidades. As forças se unem e as parcerias dão certo”, comentou Juliano.  O prefeito Rodrigo Riera completou parabenizando a ACIEI pelos 92 anos de existência, que são comemorados neste mês de abril, e também reforçou que as parcerias são fundamentais para que todos cresçam. “A Associação Comercial vem demonstrando isso ao longo dos anos, que juntos podemos fazer muito por nossa cidade e nossa população”, finalizou o prefeito.

A palestra

A Vida que Vale a Pena Ser Vivida, já foi vista por centenas de milhares de pessoas, em todas as capitais do país, e é também o tema de best-seller com mesmo nome, publicado pela Editora Vozes.  Clóvis de Barros filosofa sobre a vida e sobre o que o mundo espera de você na ótica de diversos pensadores ocidentais que mudaram a nossa maneira de ver e viver o mundo. Sua maneira de se expressar estimula a reflexão sobre dar um sentido a vida, sobre o que realmente vale a pena. Transpassando assuntos inerentes a carreira, família e realizações pessoais.

Clóvis faz na palestra a pergunta: O que a vida tem de ter para valer à pena?   Ele informa que há quatro pontos de vista, que ele achara pertinentes durante sua saga no mundo da filosofia estudando a visão dos grandes pensadores da humanidade. Logo em seguida, faz uma breve observação sobre os gregos e a influência que eles exerceram na maneira ocidental de enxergar a vida. Com seus grandes pensadores, filósofos, estrutura social e cultura que transformou a trajetória do ocidente.

Segundo Clovis, existem os mais variados tipos de pessoas no mundo, e cada um possui uma habilidade, alguma área que lhe atrai, e algo que o destaca dos outros independente da área. Pessoas com talento para o desenho, costura, organização da casa, comunicação, jardinagem, escrita, leitura, dentre inúmeros outras habilidades natas que muitas vezes nos damos bem sem se dar conta de quando e de onde veio aquele interesse. Você simplesmente tem aptidão para aquilo.

Portanto para ele, todos nós podemos ser grandes em nossa área de domínio. Em suma, se você tem um talento, algo que lhe encha os olhos, e como Clóvis diz "algo que você faça e queira que aquele momento dure para sempre", invista. Corra atrás, acredite em você, seja aquilo que você sempre sonhou. A vida só tem sentido, só é plena quando você exerce sua função no universo de maneira excelente, da melhor maneira possível. Para isso é necessário olhar para si, o autoconhecimento é o primeiro passo para identificar suas aptidões e desejos. 

Repercussão

“É sempre bom parar um pouco para repensar a vida. Ouvir as palavras do professor Clóvis de Barros Filho foi um presente. Muitas vezes, esquecemos do mais importante: valorizar o ser feliz e o estar com pessoas que realmente amamos. Já estou ansiosa para o próximo Dia de Conhecimento! Obrigada, ACIEI!” – Juliana Campos, Jornalista

"Parabéns a ACIEI, que nos proporcionou o prazer de assistir à palestra do Professor e Filósofo Clóvis de Barros. Além da própria reflexão que fazemos, é motivacional, nos lembra que os valores estão nas pequenas coisas que temos todos os dias” - Douglas Plata, professor de Jiu-Jitsu

“Palestra sensacional” - José Roberto Moraes, empresário

“De uma forma divertida o palestrante nos traz para uma reflexão sobre felicidade. Nos faz ponderar quanto aos padrões sociais nos prenderem no alcance da felicidade. No término da palestra trouxemos para a nossa vida como empresários para os exemplos citados por Clóvis e verificamos que estava na hora de fazermos alguns ajustes” – Maria Luiza Fernandes Wanderley, empresária

“Parabéns à ACIEI. Bom trabalho, bons resultados” – professor Hector Gustavo Arango, coordenador do curso de Ciências Econômicas da FACESM

 

A ACIEI agradece a todos que apoiaram esse evento:

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá – SIMMMEI
Sindicato do Comércio Varejista de Itajubá – SINDCOMÉRCIO
Helibras
Neurotec
Supermercados Alvorada
Prefeitura Municipal de Itajubá