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16/07/2021

PESQUISA MOSTRA COMPORTAMENTO DOS INDICADORES DA ATIVIDADE COMERCIAL EM ITAJUBÁ NO MÊS DE JUNHO

O estudo faz parte de um trabalho contínuo realizado pela ACIEI

O número total de consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito no mês de junho de 2021 se manteve praticamente igual em relação ao mesmo mês de 2020, com uma queda de 1,73%. As consultas das empresas tiveram uma variação de -0,52%, enquanto que as consultas dos consumidores -15,85%.

Em linha com a informação anterior, no mês de junho, o total de consultas teve uma diminuição de 10,98% quando comparado com o mês de maio de 2021. Houve uma queda de 11,46% nas consultas diretas e de 3,75% nas consultas dos consumidores.

Finalmente, os índices de atividade comercial no mês de junho de 2021 mostram que em termos de consultas diretas, assim como ocorreu em maio, estão sendo recuperados os níveis do início da série histórica (janeiro de 2014). Entretanto, a recuperação geral ainda ocorreu, mesmo porque os índices de comparação tiveram uma leve piora em relação ao mês anterior.

  • O índice de atividade do crédito consulta direta de Itajubá, ICAD (I), foi de 102,52.
  • O índice de atividade do crédito comercial de Itajubá, IACC (I), alcançou 83,40.

Por último, o índice de consulta de recuperação de crédito de Itajubá, ICRC (I), está em um patamar muito baixo ainda, apresentando um número de 31,69.

 

Restrição ao Crédito

O percentual de restrição ao crédito nas consultas encaminhadas pelos estabelecimentos comerciais em junho de 2021 foi de 20,45%. Este número é menor do que o observado nos dois meses anteriores (abril = 22,30% e maio =21,75%), indicando uma melhora na disponibilidade de crédito.

Já o percentual de restrição nas consultas dos consumidores sobre sua situação em junho aumentou para 61,04%, frente aos 52,50% observados no mês de maio. Estes últimos números mostram uma tendência de melhora no percentual de restrição consultado pelas empresas e de piora no percentual de consultas de recuperação de crédito dos próprios consumidores. Neste particular, o percentual de restrição observado em junho de 2021 é o mais elevado do ano.

O Quadro 1, a seguir, mostra os dados sobre restrição ao crédito em junho de 2021 comparativamente aos mesmos valores de 2020

Pode ser observada uma melhora de 0,56% (21,01% - 20,45%) nas restrições do consumidor em consultas dos estabelecimentos comerciais. Já entre as consultas dos próprios consumidores para negociar sua situação e positivar seu crédito, houve uma inversão de tendência, com uma piora de 6,94%.

 

Resumo do comportamento das consultas ao crédito em maio de 2021 e tendências

Os dados de junho indicam resultados mistos, com algumas melhoras e algumas pioras em relação às comparações anuais e mensais, tanto no volume quanto da situação do crédito. Comparativamente ao mês de maio, em que todos os indicadores apresentaram melhora e, em alguns casos, melhora importantes, o mês de junho não deixa claro se a tendência de recuperação observada ao longo do primeiro semestre de 2021 deverá continuar, ou se estamos diante do início de uma estagnação.

Quanto ao crédito ao consumidor, preocupa o resultado do percentual de restrição das consultas de balcão, pois indica um crescimento do endividamento dos consumidores. Os resultados neste particular indicam que embora no geral a situação tenha melhorado um pouco, entre os que estão endividados a situação tende a piorar.

Os dados de julho de 2021 estarão disponíveis até a primeira quinzena de agosto e devem permitir verificar se a tendência de recuperação prossegue ou se começa a se observar uma inversão dos números do primeiro semestre.

 

Histórico

No início de 2021, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá - ACIEI iniciou, por intermédio da empresa de consultoria em análise de dados Quanta HPDA, um trabalho de estimativa da atividade comercial no município de Itajubá.

Os dados de maio mostraram que o início da recuperação da atividade comercial observada nos dois primeiros meses de 2021 constituem uma tendência que deve continuar nos próximos meses.

A exceção a este comportamento foi observada nos meses de maio e abril, como já explicado, devido à situação vivida nesses meses no que diz respeito as restrições sanitárias impostas à população e aos estabelecimentos comerciais por conta da onda vermelha determinada na região pelo governo do Estado de Minas Gerais para controlar os efeitos da segunda onda da pandemia de Covid19.

Quanto ao crédito ao consumidor, a tendência por uma melhora nos indicadores de restrição fica consolidada quando são observados os dados dos últimos meses e pelo comparativo anual.

Os efeitos da flexibilização das medidas de controle à circulação de pessoas foram rapidamente sentidas e estão sendo transformadas em uma melhora gradual das vendas do comércio em Itajubá.

 

 

 

 

 

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