• Consultas SPC
  • Webmail
Consultas SPC
21/07/2022

RESULTADOS DO MOVIMENTO DO COMÉRCIO, VOLUME DE SERVIÇOS E VENDAS NO VAREJO.

A ACIEI explica!

Para a cidade de Itajubá, pesquisa da Consultoria Quanta e da FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS - FACESM mostram que os dados de maio de 2022 apresentam resultados importantes em relação à recuperação dos volumes de consulta aos sistemas de proteção ao crédito em relação à base da pesquisa.

Entretanto, em termos de indicadores de restrição ao crédito, as condições de crédito dos consumidores ainda são precárias, refletindo na limitação da capacidade de compra de produtos financiados. Em resumo, os resultados de maio de 2022 mostram:

  • Aumento da movimentação geral em relação ao mesmo mês de 2021, com uma variação de 1,85%;
  • Queda no movimento geral em relação ao mês anterior (abril de 2022), com redução de 5,45%;
  • Melhora (aumento) no índice de consultas diretas e totais, observados em maio de 2022, referenciados à base de janeiro de 2014 (longo prazo);
  • Manutenção da deterioração de todos os indicadores de restrição ao crédito, referenciados nas bases de comparação de médio e longo prazo e melhora na comparação de curto prazo.

Já os dados para o Brasil, levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE em maio, indicam um crescimento de 0,9% do volume de serviços em relação ao mês anterior, enquanto que as vendas no varejo tiveram uma variação positiva de 0,2%, para o mesmo período.

O presidente da ACIEI, Hector Arango, que também é professor de economia da FACESM, falou a respeito: "Embora os dados de recuperação no setor de serviços e no comércio em geral esteja ainda aquém do desejado, cada vez mais se consolida uma situação de melhora contínua dos seus indicadores. Isso mostra que o setor está conseguindo tração, aos poucos, vai retomando os níveis esperados para o ano de 2022". 


Fonte: ACIEI

Publicado por: associacao-comercial-de-itajuba

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?