• Consultas SPC
  • Webmail
Consultas SPC
23/02/2022

ATIVIDADE COMERCIAL EM JANEIRO DE 2022 INICIA COM RETRAÇÃO.

A ACIEI EXPLICA!

Nova pesquisa encomendada pela ACIEI à FACESM sobre o comércio na cidade de itajubá, referente ao mês de janeiro, mostra um início de ano fraco para a atividade comercial.

Na comparação anual, o número total de consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito no mês de janeiro de 2022 apresentou uma queda de 13,89% (referência janeiro de 2021). Quanto às formas de consulta, foi apurado que as consultas diretas tiveram uma queda de 17,44%. Para as consultas dos consumidores, houve um aumento de 36,05%, em relação a igual período de análise.

Na comparação mensal (em relação ao mês imediatamente anterior = dezembro de 2021) o mês de janeiro apresentou uma queda de 26,86% no número total de consultas. Nas consultas diretas houve uma diminuição de 28,61% enquanto que nas consultas dos consumidores reduziram em 7,41%.

Ainda os indicadores de restrição ao crédito se apresentaram como ruins em comparação anual e relação ao mês anterior, configurando resultados piores do que os observados durante o ano de 2021.

O presidente da ACIEI, Hector Arango, comentou: “estes resultados sinalizam uma piora considerável das condições de crédito e, portanto, das perspectivas de compra de produtos financiados. Esperamos que, em fevereiro, esta situação seja revertida”. E completou: “o crédito aos empresários é fundamental para garantir o seguimento da produção e dos serviços, mas será necessário também uma melhora na capacidade de compra dos consumidores”.

Em resumo, os resultados de janeiro de 2022 mostram uma piora significativa em termos de indicadores de consulta aos sistemas de proteção ao crédito, às condições de crédito dos consumidores e, por último, na capacidade de compra de produtos financiados.  As comparações realizadas com qualquer base, longo, médio e curto prazos, são consistentes ao indicar estes resultados.


Fonte: ACIEI

Publicado por: associacao-comercial-de-itajuba

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?